BIBLIOLOGIA - A Estrutura da Bíblia

Estudaremos neste ponto a estrutura ou composição da Bíblia, isto é, a sua divisão em partes principais e seus livros quanto à classificação por assuntos.
A bíblia divide-se em duas partes principais: ANTIGO e NOVO TESTAMENTO, tendo ao todo 66 livros, sendo 39 no AT e 27 no NT. Estes 66 livros foram escritos num período de 16 séculos e tiveram cerca de 40 escritores. Aqui está um dos milagres da Bíblia. Esses escritores pertenceram às mais variadas profissões e atividades, viveram e escreveram em países, regiões distantes um dos outros, em épocas e condições diversas, entretanto, seus escritos foram uma harmonia perfeita. Isto prova que um só os dirigia no registro da revelação divina: Deus.
Na primeira divisão da Bíblia, temos o Antigo Testamento (também chamado concerto, pacto ou aliança), que veio pela Lei, feito no Sinai e, selado com sangue de animais (Êx. 24:3-8; Hb 9:19-20). Na segunda divisão principal, o Novo Testamento, temos um Novo Concerto, que veio pelo Senhor Jesus Cristo, feito no Calvário e selado com o seu próprio sangue (Lc. 22:20; Hb. 9:11-15). É pois um concerto superior.
O Antigo Testamento: - Foi escrito originalmente em hebraico, com exceção de pequenos trechos que foram em aramaico, há também algumas palavras em persa. Os livros do Antigo Testamento estão divididos em 4 grupos: LEI, HISTORIA, POESIA, PROFECIA.
LEI - São 5 livros, de Gênesis a Deuteronômio, e são chamados de Pentateuco. Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da Lei, e do estabelecimento da nação israelita.
HISTÓRIA - São 12 livros, de Josué a Ester. Ocupam-se da história de Israel nos seus vários períodos: a) Teocracia, sob os juízes. b) Monarquia, sob Saul, Davi e Salomão. c) Divisão do reino e cativeiro, contendo o relato dos reinos de Judá e Israel, este levado em cativeiro para Assiria, e aquele para Babilônia. d) Pós-cativeiro, sob Zorobabel, Esdras e Neemias, em conjunto com os profetas contemporâneos.
POESIA - São 5 livros, de Jó a Cantares de Salomão, também chamados devocionais.
PROFECIA - São 17 livros: de Isaias a Malaquias e estão subdivididos em:
*Profetas maiores: Isaias a Daniel (5 livros)
*Profetas menores: Oséias a Malaquias (12 livros).
Os maiores e menores não se referem ao mérito ou notoriedade do profeta, mas ao tamanho dos livros e à extenção do respectivo ministério profético.
O Novo Testamento - Foi escrito em grego, não no grego clássico dos eruditos, mas no do povo comum, chamado Koiné, e são classificados também em 4 grupos: BIOGRAFIA, HISTÓRIA, EPÍSTOLAS, PROFECIA.
BIOGRAFIA - São os 4 Evangelhos. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e seu glorioso Ministério. Os Evangelhos são os livros mais importantes da Bíblia, todos que os precedem tratam da preparação para a manifestação de Jesus, e os que se lhes seguem são explicações da doutrina de Cristo.
HISTÓRIA - É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja primitiva, seu viver, a propagação do Evangelho; tudo através do Espírito Santo, conforme Jesus prometera.
EPÍSTOLAS - São 21 as epístolas ou cartas, vão de Romanos a Judas. Contém a doutrina da Igreja.
PROFECIA - É o livro de Apocalipse ou Revelações, que trata da volta pessoal do Senhor Jesus à terra a das coisas que precederão esse glorioso evento. Nesse livro vemos o Senhor Jesus vindo com seus santos para: a) destruir o poder gentílico mundial sob o reinado da besta; b) livrar Israel, que estará no centro da Grande Tribulação; c) julgar as nações; e d) estabelecer o seu reino milenar.
Oh! como desejamos que Ele venha!
Os livros da Bíblia não estão situados em ordem cronológica.

0 comentários:

Tema da Semana: Perdão; Você Sabe Perdoar?

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós. Se porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."


Mateus 6:14-15